nossa história

a casa

A residência onde o Brick Coliving está situado tem mais história do que se pensa.

Iniciada na década de 1920, a construção da casa onde fica o Brick Coliving só foi concluída nos anos 1940 pelo bisavô dos idealizadores do coliving.

Ao observar as casas coloridas pela nossa rua, perceberá que são menores que o Brick. Isso se deve ao fato de o hostel ser composto por duas dessas casinhas que foram unificadas na década de 1970.

Brick Coliving Porto Alegre
Pátio interno Brick Coliving Porto Alegre

o coliving

Ser um espaço de compartilhamento está no sangue do Brick há muito tempo…

Na década de 80, muitos dos netos do fundador vieram do interior do estado para cursar a faculdade, o embrião do hostel nasceu. Ainda que tenha sido uma “República Estudantil Familiar” – a casa acabou apelidada de “pensãozinha” no bairro. Seguindo o desejo do fundador de ter contato com experiências diferentes, a residência, que sempre permaneceu na família, abriu as portas para acolher pessoas de todos lugares do mundo como hostel.

Em 2020, em decorrência da pandemia, a casa novamente se adaptou e hoje abriga o Brick Coliving!

mas, porquê brick?

Pergunta bastante corriqueira aqui dentro: mas por quê será que o nome é Brick?

A tradicional feira da cidade se chama “Brique da Redenção” e fica a apenas 750 metros do hostel. Por si só já é uma ótima maneira de homenagear a mesma, o parque e a cidade!

Mas por quê a grafia em inglês? E não “brique” com “que-u-ê”?

Na época da construção da casa, colunas e vigas de sustentação não eram utilizadas. O método construtivo consistia em paredes firmes de tijolos que sustentavam outros pavimentos. E tijolo em inglês se escreve “brick”. Por isso que se observa tanto tijolo à vista pelo hostel – dão o toque da origem e do futuro da casa!

Brick Coliving Porto Alegre